CAPACITAÇÃO E MENTORIA PARA EDUCADORES
(Presencial ou On-Line)
TEMA:
VIOLÊNCIAS NA ESCOLA:
INDISCIPLINA, BULLYING, ATO INFRACIONAL,
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E O ECA
INDISCIPLINA, BULLYING, ATO INFRACIONAL,
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E O ECA
MINISTRANTE E MENTOR:
PROFESSOR JORGE N. N. SCHEMES*
Currículo Resumido:
Formação: Bacharel em Teologia com Ênfase em Grego e Hebraico (SALT). Licenciado em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais e Administração Escolar (FGG). Licenciado em Ciências da Religião com Habilitação em Ensino Religioso (FURB). Pós-Graduado em Interdisciplinaridade e Metodologia do Ensino Superior (UNIVILLE). Pós-Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACINTER). Pós-Graduado em Mídias na Educação (FURG). Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica (UFSC). Pós-Graduado em Gestão Pública (IFSC). Atuação Profissional: Técnico Pedagógico na Gerência de Educação de Joinville – GERED – Responsável pelo NEPRE, APOMT e APÓIA. Professor de Ensino Religioso na Escola Pública Municipal Saul Sant'Ana de Oliveira Dias. Membro Conselheiro do COMEN e da CMAIDS (Conselho Municipal de Entorpecentes e Comissão Municipal de Prevenção e Controle de DST/AIDS). Membro da aliança: "Por Um Mundo Sem Tabaco", do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Autor do Livro: "O Que Você Precisa Saber e Fazer Para Deixar de Fumar" - Editora DPL. Escritor e Palestrante. Contato pelo e-mail: schemesmentoria@gmail.com
* Currículo Completo Disponível em:
http://lattes.cnpq.br/4338194471582467
http://lattes.cnpq.br/4338194471582467
1. TEMA:
VIOLÊNCIAS NA ESCOLA: INDISCIPLINA, BULLYING, ATO INFRACIONAL, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E O ECA.
2. JUSTIFICATIVA:
Considerando que atualmente a indisciplina no ambiente escolar, o fenômeno Bullying e o ato infracional são fatos concretos que interferem de maneira negativa no processo pedagógico; Considerando que a falta de limites não é apenas um problema que se manifesta na escola mas também nas famílias; Considerando que os profissionais da educação se sentem reféns da indisciplina e da violência manifestada pelo corpo discente; Considerando que o corpo docente e técnico administrativo da escola pode estar falhando nas abordagens de resolução de conflitos na escola; Considerando ainda que há uma má interpretação, ou mesmo desconhecimento da sistemática proposta pelo Estatuto da Criança e do Adolescente nos casos de omissão da família, e dos direitos e deveres previstos nesta Lei, faz-se necessário uma parada pedagógica ou mentoria individualizada para discutir e analisar tais questões e levantar possíveis alternativas de abordagens para tais problemas.
3. OBJETIVO GERAL:
Refletir sobre as possíveis causas da indisciplina, características do Bullying e dos Atos Infracionais no ambiente escolar e fornecer orientações práticas para a prevenção e a superação de tais fenômenos contemporâneos. Por meio da mentoria individualizada atender as principais queixas e demandas dos educadores sobre o tema.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Refletir sobre as possíveis causas da indisciplina na sala de aula e alternativas de superação dos conflitos na relação professor(a) aluno(a).
2. Entender a diferença entre indisciplina, Bullying e Ato Infracional.
3. Sistematizar um protocolo de ações para prevenção e atendimento em casos de indisciplina , Bullying e de Atos Infracionais.
4. Entender e aplicar as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações pertinentes na prática pedagógica cotidiana.
5. Refletir sobre as possibilidades da mediação de conflitos na escola como ferramenta de prevenção e superação da violência escolar.
2. Entender a diferença entre indisciplina, Bullying e Ato Infracional.
3. Sistematizar um protocolo de ações para prevenção e atendimento em casos de indisciplina , Bullying e de Atos Infracionais.
4. Entender e aplicar as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações pertinentes na prática pedagógica cotidiana.
5. Refletir sobre as possibilidades da mediação de conflitos na escola como ferramenta de prevenção e superação da violência escolar.
6. Orientar e atender as demandas apresentadas por educadores por meio da mentoria individualizada.
7. Utilizar o Estatuto da Criança e do Adolescente em favor dos direitos dos docentes.
5. PÚBLICO ALVO:
Professores; Orientadores; Supervisores; Gestores Escolares; Profissionais da Educação; Estudantes de Licenciaturas. Escolas da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino. Escolas da Rede Particular de Ensino. Instituições de Ensino Superior (IES). Institutos de Pós Graduação.
6. METODOLOGIA:
1. Aula expositiva e dialogada.
2. Apresentações, seminário e fórum para debate.
3. Leituras e discussão de textos pertinentes ao tema.
4. Dinâmicas e reflexões.
2. Apresentações, seminário e fórum para debate.
3. Leituras e discussão de textos pertinentes ao tema.
4. Dinâmicas e reflexões.
5. Mentoria individualizada on-line.
6. Capacitação Presencial ou por Web Conferência
7. RECURSOS DIDÁTICOS:
Textos, Multimídia, Internet, Slides, Blogs, Google Meet, WhatsApp.
8. CRONOGRAMA/EMENTA
Proposta de Capacitação Presencial ou On-Line de 16 horas, mais 04 horas de atividades de extensão, somando um total de 20 horas.
Proposta de Mentoria Individualizada On-Line a Combinar (Veja Item 13).
8.1 DIA/PERÍODO/TEMAS E ATIVIDADES:
Matutino - 04 horas.
1. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no contexto da relação professor x aluno – direitos e deveres.
2. Questionamentos sobre o ECA (atividade em pequenos grupos).
3. Socialização, debate e análise dos questionamentos sobre o ECA.
1. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no contexto da relação professor x aluno – direitos e deveres.
2. Questionamentos sobre o ECA (atividade em pequenos grupos).
3. Socialização, debate e análise dos questionamentos sobre o ECA.
Vespertino - 04 horas.
1. Conceituando disciplina e indisciplina.
2. Os quatro focos da indisciplina (análise a autoanálise).
3. Estudo de casos (atividade em pequenos grupos).
1. Conceituando disciplina e indisciplina.
2. Os quatro focos da indisciplina (análise a autoanálise).
3. Estudo de casos (atividade em pequenos grupos).
Matutino - 04 horas.
1. Continuação do estudo de casos (atividade em pequenos grupos).
2. Indisciplina, Bullying e Ato Infracional.
3. Protocolo de Ações e Regimento Escolar.
1. Continuação do estudo de casos (atividade em pequenos grupos).
2. Indisciplina, Bullying e Ato Infracional.
3. Protocolo de Ações e Regimento Escolar.
Vespertino - 04 horas.
1. Prevenção e mediação de conflitos na escola.
2. Indicações de documentos e legislação.
3. Formulação de um protocolo de ações.
Observação: A capacitação presencial ou On-Line poderá ser realizada em todos os dias da semana, inclusive no sábado e no domingo, com a possibilidade de ser realizada também no período noturno.
1. Prevenção e mediação de conflitos na escola.
2. Indicações de documentos e legislação.
3. Formulação de um protocolo de ações.
Observação: A capacitação presencial ou On-Line poderá ser realizada em todos os dias da semana, inclusive no sábado e no domingo, com a possibilidade de ser realizada também no período noturno.
9. AVALIAÇÃO:
A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, cumulativa e global, incluindo auto avaliação reflexiva da participação do(a) aluno(a) no processo de construção do conhecimento. Se dará por meio de observação sistemática e anotações em instrumentos próprios para tal.
10. CARGA HORÁRIA:
16 horas mais 04 horas de atividades de extensão, somando um total de 20 horas para capacitação presencial ou por Web Conferência.
Mentoria individualizada on-line a combinar por meio de agendamento antecipado via WhatsApp (Veja Item 13).
11. REFERÊNCIAS BÁSICAS:
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
Documentos e Legislação disponíveis em:
http://www.projetonepre.blogspot.com/
Documentos e Legislação disponíveis em:
http://www.projetonepre.blogspot.com/
Outras indicações bibliográficas e recursos indicados durante a capacitação ou mentoria.
Há também a opção de realizar esse projeto em forma de palestra nas escolas (Presencial ou On-Line via Web Conferência), para professores e corpo técnico pedagógico e administrativo, com duração de 04 horas ou 08 horas, nos turnos matutino, vespertino ou noturno.
O investimento total da palestra presencial de 04 horas é de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais - Incluindo despesas com transporte, estadia e alimentação - preço válido para o Estado de Santa Catarina), e se for para o dia todo com carga de 08 horas, o investimento é de R$ 4.000,00 (Quatro Mil Reais). Se for por meio de Web Conferência os valores são de 1.500,00 (Mil e Quinhentos Reais) para 04 horas e de R$ 3.000,00 (Três Mil Reais) para 08 horas. OBS: Valores para o Estado de SC.
O investimento total da palestra presencial de 04 horas é de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais - Incluindo despesas com transporte, estadia e alimentação - preço válido para o Estado de Santa Catarina), e se for para o dia todo com carga de 08 horas, o investimento é de R$ 4.000,00 (Quatro Mil Reais). Se for por meio de Web Conferência os valores são de 1.500,00 (Mil e Quinhentos Reais) para 04 horas e de R$ 3.000,00 (Três Mil Reais) para 08 horas. OBS: Valores para o Estado de SC.
OBS: Para outros Estados o valor deve ser negociado pelos contados indicados no item 14.
Para escolas da Rede Pública de Joinville (SC) e Região, o valor da palestra presencial de 04 horas é de R$ 1.000,00 (Mil Reais - Sem custos adicionais), e se for para o dia todo com carga de 08 horas, o investimento é de R$ 2.000,00 (Mil Reais). Se for via Web Conferência os valores tem 50% de desconto.
OBS: As vagas para a palestra presencial são limitadas até o número máximo de 100 participantes.
Para escolas da Rede Pública de Joinville (SC) e Região, o valor da palestra presencial de 04 horas é de R$ 1.000,00 (Mil Reais - Sem custos adicionais), e se for para o dia todo com carga de 08 horas, o investimento é de R$ 2.000,00 (Mil Reais). Se for via Web Conferência os valores tem 50% de desconto.
OBS: As vagas para a palestra presencial são limitadas até o número máximo de 100 participantes.
13. MENTORIA INDIVIDUALIZADA
A mentoria individualizada para educadores ou estudantes da área da educação ocorrerá em três sessões On-Line por videochamada via WhatsApp. A duração das sessões será de 45 minutos com tolerância de 15 minutos. O custo do investimento total das três sessões de mentoria sobre VIOLÊNCIAS NA ESCOLA: INDISCIPLINA, BULLYING, ATO INFRACIONAL, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E O ECA será de R$ 297,00 (Cento e Noventa e Sete Reais). Cinco sessões de mentoria por R$ 497,00 (Quatrocentos e Noventa e Sete Reais). Acima de cinco sessões o valor será combinado com o mentor. Sessão única para assessoria por R$ 147,00 (Cento e Quarenta e Sete Reais) com duração de 45 minutos e tolerância de 15 minutos.
14. CONTATOS PARA AGENDAMENTO:
E-mail: schemesmentoria@gmail.com
WhatsApp: 47-997377575
15. PAGAMENTO:
OBS: O pagamento será antecipado via PIX após o agendamento das sessões com o mentor pelo WhatsApp número 47-99737-7575.
Beneficiário: Jorge N. N. Schemes
PIX: 59709448900
Banco do Brasil
AG: 38-8
CC: 1214333-2